HISTÓRIA

Documentário destaca legado do Marechal Casimiro Montenegro Filho

Programa especial produzido pela Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo, conta a trajetória de um visionário que sonhou com o futuro da aeronáutica no Brasil
Publicada em: 24/03/2025 16:59
Imprimir
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

A trajetória visionária do Marechal Casimiro Montenegro Filho ganhou destaque no programa jornalístico "O Céu Não é o Limite - A História do Marechal Montenegro” -  produzido pela Rede Vanguarda. O documentário narra como sua genialidade e determinação foram fundamentais para a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), instituições que transformaram a engenharia aeronáutica no Brasil.

A produção revisita os passos do Marechal desde os 19 anos, quando deixou sua cidade natal rumo ao Rio de Janeiro (RJ) com o sonho de ser piloto. No entanto, sua visão foi além da aviação militar: ele idealizou o Correio Aéreo Nacional (CAN), conectando o país por meio do transporte aéreo, e teve papel essencial na criação de instituições que formaram gerações de engenharia.

Exibido no dia 22/03 pela Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo em São José dos Campos, o programa apresentou o repórter Pedro Melo e o cinegrafista Peterson Grecco durante as gravações realizadas na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e seus Institutos.

Pedro Melo, responsável pela reportagem, ressaltou o trabalho necessário para produzir o documentário. "Foram cinco meses mergulhados em biografias, arquivos, fotos e registros históricos, além de entrevistas que revelaram histórias pouco conhecidas. Sou extremamente grato ao apoio da FAB, do DCTA e do ITA por viabilizarem essa homenagem a um dos maiores brasileiros da história. Casimiro Montenegro Filho relata suas conquistas com o país e deixou um legado que continuará a impactar o futuro da aviação e da ciência no Brasil", destacou o jornalista.

 

Assista ao documentário, clicando  aqui.

Fotos: Tenente Alessandra Borges / DCTA